3 de maio de 2009

Visita à Mina da Panasqueira















Bem, para quem não sabe, a Mina da Panasqueira, situada a 22km da cidade de Fundão, é a maior mina subterrânea do Mundo;) No total a mina é constituída por 14 mil quilómetros de galerias, lo que é muita coisa...A mina ainda está em exploração, onde o principal alvo é a volframite, também conhecido por tungsténio de ferro e manganês. Para além deste mineral, também são explorados do filão quartzoso cassiterite e calcopirite (ena tantos nomes esquisitos). A particularidade desta mina é que os filões de quartzo são sub-horizontais, o que faz com que o desmonte seja feito de maneira diferente que os sub-verticais.
Continuando, lá saímos nós, ao todos eramos 10, 8 alunos e 2 docentes, às 9:00 da manhã. Para não variar a viagem foi uma comédia total;) sem dúvida que formamos um grupo bastante bom, onde a alegria nunca acaba.
Antes de irmos para a Panasqueira, fomos visitar as Termas de São. Pedro do Sul e a Pegmatita Carolino, em Mangualde, uma antiga expliração de lítio.
Como estão a ver, passamos dois dias em plena harmonia, onde vimos e aprendemos imensas coisas. A maior experiência sem dúvida foi descer a mina da Panasqueira as 7:30 da manhã. Para quem sofre de claustrofobia, não recomendo muito.
No final do dia, ainda paramos para ver algumas formações geológicas, e uma delas foi a Livraria do Mondego.
E pronto, a nossa viagem chegou ao fim, com muita pressa pois ainda tinhamos que ir para Aveiro ver Rui Veloso, sim porque esta saída foi durante a Semana do Enterro;)
Para variar deixo ficar um cheirinho da saída
Beijos***

1 comentário: